top of page

Que tipo de estresse você sente?


Todos já vivemos o sentimento de estresse, mesmo que por poucas vezes na vida. Trata-se de um estado emocional e, embora ligado a algo negativo, também têm aspectos positivos, como o aumento da produtividade. Às vezes precisamos de um “empurrão” para desenvolver algo ou finalizar uma tarefa importante. O lado negativo, no entanto, pode acarretar problemas, como baixa imunidade, sobretudo se durar períodos prolongados. Cenários diferentes em nossa vida podem provocar o estresse ou mudar o impacto que ele provoca. Existem diferentes tipos de estresse. Você consegue reconhecer por qual está passando quando sente-se estressado?


Antes de caracterizar os tipos de estresse, lembremos que pressão e estresse não são a mesma coisa, mas estão relacionados. “Denomina-se pressão ao conjunto de exigências colocadas sobre o indivíduo, enquanto o stress é a reação do organismo, quando submetido à pressão inadequada. Esta pode ser física - como quando você joga futebol ou está gripado - ou psicológica - como ao trabalhar demais, jogar xadrez, enfrentar uma separação ou ganhar uma promoção .” Trecho do livro O Método DeRose e a gestão do Stress, de Joris Marengo.


Vamos falar um pouco sobre cada categoria do estresse. Neste artigo, iremos destacar os citados no livro de Josi Marengo. Assim você consegue entender melhor seus sentimentos, o que é um passo importante no desenvolvimento pessoal e na capacidade de resolução de problemas.



Eustress - Estresse positivo

É quando o nível de pressão é adequado, você se sente bem e consegue dar o melhor de si. Nesse cenário, você dorme bem, acorda disposto, pratica atividades, trabalha sem sentir-se exausto, tem boas relações afetivas e sexualidade saudável, mantém uma boa pressão arterial. O estresse está equilibrado, então você está motivado e capaz


O eustress pode surgir e ser útil em situações como: necessidade de estudar para um concurso, preparação antes de uma viagem que exige organização, promoção no trabalho, etc. É o exemplo de que estresse traz benefícios quando está na medida certa.


Hipoestresse - Pouca pressão

Se o indivíduo é acostumado com um determinado nível de demandas ou com atividades que exigem da sua capacidade criativa, ele pode sofrer de hipostress ao ficar desempregado ou ocupar um cargo tedioso. Trabalhamos muito mecânicos e simples não provocam o estímulo necessário para que você se sinta produtivo e autor de uma atividade valiosa.


“O maior índice de suicídios está entre indivíduos que, acostumados a um ritmo intenso de atividades, não suportam a monotonia da aposentadoria. Outros exemplos dessa modalidade de stress são:


  • atividade doméstica

  • trabalho repetitivo


Distress - Sobrecarga

Ocorre quando o nível de pressão é muito alto. Nessas condições, o prazer pelas atividades que precisam ser feitas desaparece e é substituído por tensão. A tensão é um estado de alerta do organismo, com a finalidade de melhorar a capacidade de resposta.


Independente da causa da tensão, ela provoca uma série de alterações orgânicas para que possamos reagir rapidamente a essa grande pressão ou distress.


Exemplos de estresse por sobrecarga:


  • Separação matrimonial

  • Excesso de compromissos

  • Nova orientação profissional


Lidando com o estresse


As mudanças sempre vão ocorrer na vida e a questão chave para lidar com elas é conseguir se adaptar, observar a situação e buscar soluções. Já falamos sobre a meditação como alternativa para gerenciar o estresse. Meditando, você desenvolve a capacidade de foco, o que ajuda a pensar no agora e diminui a ansiedade sobre eventos passados ou futuros. Estes exercícios dão ao praticante a oportunidade de abstrair os pensamentos cotidianos, tirando a atenção daquilo que possa causar o distress. Em outro post, vamos aprofundar mais sobre o gerenciamento do estresse. Nos acompanhe!


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page