top of page

A Prática da Gratidão

Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter.


Gustave Flaubert


A gratidão está desaparecendo de nossos costumes, esta virtude esta se extinguindo. Fomos, já há algum tempo, invadidos por uma crise de descontentamento endêmico. Sempre temos algum tipo de reclamação a fazer, sobre qualquer coisa. Reclamamos do clima, da política, do cônjuge, do chefe, dos subordinados, da polícia, do trânsito, da jornada de trabalho, da crise, etc. O que esta acontecendo? Será que a insatisfação é genética? De onde vem este ímpeto desenfreado de estarmos sempre descontentes com algo, alguma coisa ou alguém? Quanto a esta pergunta sinto-lhes responder que não há nenhum culpado a apontar a não ser nós mesmos.


Todo o nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da nossa falta de gratidão por aquilo que temos.


Daniel Defoe


Nós somos os motoristas que tornam o nosso trânsito cada vez mais violento, nós somos os pedestres deseducados que se jogam na frente dos carros no centro da cidade. Nós elegemos os políticos que nos representam nas esferas municipal, estadual e federal. Nós escolhemos com quem nos relacionamos, com quem casamos, etc. Então cabe exclusivamente a nós, a responsabilidade de fazer diferente; de cumprir o dever com alegria e de constantemente adaptarmo-nos a novas situações com sabedoria e flexibilidade.

Felizmente bons valores não morrem, podem até ficar adormecidos, hibernando por algum tempo, mas por seu conteúdo superam modismos e tendências e acabam reaparecendo na forma de movimentos sociais e bons exemplos de homens e mulheres que estão mais preocupados em construir do que em destruir, mais interessados em colaborar do que em criticar, mais empenhados em descobrir o que há de certo e bom neste mundo do que cruzar os braços e permitir que nosso lado mais obscuro prevaleça.

Parte fundamental da ética oriental, a gratidão não é apenas um sentimento, mas uma prática diária de ações efetivas, contidas nas pequenas e grandes coisas do dia a dia.


Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.


Masaharu Taniguchi


Aqueles que conseguem ser gratos e contentes a cada dia, por mais um dia de vida,que agradecem ao caixa do supermercado, que dão bom dia ao porteiro do seu prédio, perguntam ao chefe como foi final de semana, mudam uma chave muito importante, passam a encarar a vida de uma outra forma. Saem de uma condição reativa para uma mais pró-ativa. Passam a valorizar mais os professores mesmo antes de receber o conhecimento, tornam-se gratos aos pais pela vida de cada dia, gratos aos amigos por tornarem a existência mais divertida e agradável. A gratidão deve deixar de ser uma retribuição a algo que nos foi feito para se tornar uma atitude que permeia nossas vidas a cada instante. Até porque, como nos ensina Machado de Assis A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz. Que é complementado por Wallace Wahles, A prática diária da gratidão é um dos canais pelos quais a riqueza chegará a você


A gratidão faz com que olhemos ao nosso redor com mais clareza, com mais profundidade e percebamos que temos todas as ferramentas para sermos felizes sem necessitarmos de ninguém, mais sim optarmos por andar juntos. Experimente exercitar a gratidão todos os dias, você vai se surpreender com o resultado. Inspire-se!


Fabiano Defferrari Gomes

Life style coach











Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page