top of page

Que resultado você quer ter?

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Séneca

Por Fabiano Gomes


"Que resultado eu quero ter com as minhas ações ou palavras?" Com que frequência fazemo-nos esta pergunta em meio ao nosso dia a dia? Certa vez, assistindo a uma palestra de um grande amigo e consultor, Xico do Carmo, descobri que esta pergunta, quando feita tanto para nós mesmos quanto para com quem nos relacionamos, tem resultados fantásticos, pois faz com que olhemos para toda e qualquer situação sob outro prisma.


Tenhamos como exemplo algo corriqueiro como criticar alguém. Quando fazemos isso, que resultado queremos ter? Punir a pessoa em questão; ajudá-la a melhorar; extravasar a raiva; fazer a criatura sofrer com a crítica? Não há resposta certa. O importante é que ao fazermos esta pergunta tiramos o foco do problema e o passamos para a solução. Fica tudo mais claro, assim temos a oportunidade de avaliar se o que estamos fazendo vai nos levar ao saldo esperado.

Quantas vezes perdemos horas em discussões e ações que não nos levam a lugar nenhum. Muito esforço, muito investimento, muita libido investidos para ver nada acontecer. Pare alguns instantes e permita-se descobrir aonde você quer chegar antes de sair de casa, antes de começar algum projeto, antes de criticar ou até mesmo elogiar alguém. Quando sabemos onde queremos chegar, os caminhos e oportunidades ficam mais claros diante de nós. Percebemos que há inúmeras possibilidades para chegarmos a qualquer lugar. Basta escolher a estrada que queremos percorrer. E caso fracassemos, se continuarmos com a cabeça erguida e com foco, sempre teremos a oportunidade de reavaliar, voltar atrás e refazer nossas estratégias.


Ao invés de ver seu precioso tempo escorrer por nossos dedos, de colocar minutos, horas e dias fora em processos, discussões sem fim e ações de longa duração, pare e descubra se o caminho que você tomou o leva para o lugar que você escolheu. Podemos com isso desvelar uma triste verdade: que estamos sem rumo e não temos a mínima idéia para onde estamos indo. Mas isso não é ruim. Só assim vamos conseguir enxergar à frente e determinar com clareza nossos objetivos. Faça sempre a perguntinha mágica: que resultado quero ter com isso? Você verá o seu foco sair do problema e se colocar na solução. Assim nos tornamos mais eficazes em tudo o que fazemos e seremos capazes de realmente assumir as rédeas, o caminho e o resultado de nossas ações.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page