Quem foi que disse que a vida é fácil?

A simplicidade é o último grau de sofisticação.

Leonardo DaVinci

 

 

Quanto mais rápido o mundo gira a nossa volta, quanto mais frenético é o ritmo dos nossos dias, mais ouvimos falar na busca de uma vida simples, no prazer das pequenas coisas e de valores há muito tempo esquecidos. É impressionante como o homo sapiens vive em extremos. Parece estar sempre insatisfeito. Isto não é necessariamente uma coisa ruim, pois por obra e graça dessa insatisfação nossa humanidade evolui, constrói, cria coisas novas e se desenvolve. Ao mesmo tempo em que este paradoxo nos leva a realização de grandes e boas obras, nos leva a destruição, desconstrução e atrocidades que só este extraordinário animal humano pode ser capaz de fazer.

 

Mas como ter uma vida simples, feliz e cheia de realizações neste tempo em que vivemos? O mundo da diversidade e da complexidade, da inovação e da tecnologia? Como ter qualidade de vida nesta luta diária pela sobrevivência? Bom, meus amigos e amigas, esta resposta é simples, mas jamais simplória. Alias, não creio que exista apenas uma resposta para esta pergunta. Aqui colocarei algumas reflexões que tive nestes mais de 15 anos trabalhando com desenvolvimento de  pessoas.

 

Começo com a frase da Clarice Lispector que ensina o seguinte: "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." Para termos uma vida ótima, temos que trabalhar muito. E não falo só para ganhar dinheiro. Para sermos felizes temos que nos esforçar diariamente. Cada dia de vida é uma luta, temos expectativas, de família, da sociedade, dos chefes, dos colaboradores, da mulher, do marido para dar conta. Esta é uma empreitada fabulosa, mas que muitas vezes custa nossa qualidade de vida, nossa vitalidade e nossa saúde.

 

Sempre digo aos meus alunos que é fácil não se estressar na beira da praia ou no alto de uma montanha. O desafio e a arte estão justamente em manter a consciência no nosso dia a dia, no ambiente em que vivemos. Minha dica não é fugir da luta e da pressão, mas sim ficar cada vez mais forte e capaz de transformar pressão em resultado positivo em todas as áreas de nossas vidas. Essa é a metáfora do carvão que se tornou diamante, após um longo tempo sob forte e constante pressão. Assim somos nós! A vida não fica mais fácil, os desafios só aumentam com o passar do dos anos. Quanto mais preparados estivermos, quanto mais experiência e sabedoria acumularmos, mais e maiores desafios e obstáculos aparecem. Esta é exatamente a beleza de nossas vidas: temos a oportunidade de aprender até o final e de mudarmos - ou não - o rumo que escolhemos; acertar, errar, corrigir, e assim por diante.

 

Coloque um pouco mais de disciplina e constância em tudo que você faz; e cumpra o seu dever com alegria e satisfação que o resultado será espetacular. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags