top of page

O que faz seu cérebro feliz?

"As coisas que pensamos que nos farão felizes não necessariamente nos tornam tão felizes quanto pensamos."

Felicidade: adoramos esse tema! Desde que o escritor Shawn Achor publicou seus primeiros estudos em Harvard afirmando que a meditação é um dos principais hábitos para desenvolver uma mudança comportamental positiva para gerar mais felicidade, acompanhamos esse assunto com muito entusiasmo.

Outra professora da Universidade de Yale Laurie Santos também estuda a psicologia da felicidade e os mecanismos cerebrais que fazem com que as pessoas se sintam felizes. Em entrevista ao canal Science Friday, ela falou sobre “O que realmente faz uma pessoa feliz?”. Selecionamos para você os principais trechos.

Boa leitura!

Sobre o estresse da vida universitária hoje. “Os alunos são muito mais infelizes do que eu acho que as pessoas percebem, particularmente nos níveis universitários. Isso me levou a olhar para as estatísticas nacionais, e você descobre que mais de 30% dos estudantes universitários relatam estar deprimidos demais para funcionar. Mais de 50% dizem que sentem uma ansiedade avassaladora e mais de 80% sentem-se sobrecarregados com tudo o que precisam fazer. Esta não é a universidade da minha juventude. É um lugar muito estressante.” Em mudança, circunstância e atitude. “Se você pensar no que vai fazer você feliz, as pessoas [tendem a pensar], ‘eu tenho que mudar alguma coisa. Eu tenho que mudar minha situação ou conseguir um novo emprego, receber um salário mais alto ou mudar para outro lugar.’ Mas, o que a [minha] pesquisa mostra é que nossas circunstâncias importam muito pouco para o quanto estamos felizes. Os pesquisadores tentam estimar isso, o que é meio complicado. Entretanto, eles dizem que [as circunstâncias] importam apenas 10% da sua felicidade, e muito mais é o modo como você enquadra as coisas e em quais comportamentos você se envolve.”

Em "afluência de tempo". “Estamos constantemente programados para não termos tempo. Nem sequer pausas simples para coisas que nos fazem felizes, como tomar café com um amigo. Então, o que a pesquisa sugere é que as pessoas que priorizam sua própria afluência de tempo são mais felizes do que as pessoas que não priorizam, mesmo quando isso custa, digamos, quanto dinheiro você ganha. Pessoas que abrem mão do tempo de trabalho para ter mais tempo livre, essas pessoas tendem a ser mais felizes, em média.” Sobre como a pesquisa em diferentes animais primatas dá uma visão da felicidade humana. “Quando você os assiste, percebe que eles estão fazendo um monte de coisas que estudos em humanos sugerem que seria bom para humanos mais felizes. Por exemplo, eles têm toneladas de tempo para conexão social - algo que seu trabalho em humanos mostra é realmente importante para a felicidade. Eu acho que eles ficam no momento presente o tempo todo, em parte porque suas mentes não conseguem pensar no futuro. É engraçado, porque os budistas falam em sair da nossa ‘mente de macaco’. Mas eu realmente acho que a mente do macaco está no momento presente o tempo todo.”

Sobre como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. “Há um monte de hábitos e comportamentos muito simples e saudáveis, como dormir de sete a oito horas por noite para se exercitar ao acordar. E há estudos sugerindo que meia hora de exercício todos os dias é equivalente ao medicamento antidepressivo Zoloft.” Em fontes inesperadas de felicidade. “As coisas que pensamos que nos farão felizes não necessariamente nos tornam tão felizes quanto pensamos. Há trabalhos sugerindo que nos sentiremos melhor se fizermos coisas boas para os outros. Há essa sabedoria em nossa vida que queremos nos cuidar. Mas, acontece que, se estamos tendo um dia ruim, é melhor você não se cuidar, mas sim cuidar de outra pessoa. E isso é algo que você tem que fazer de forma muito genuína.” Sobre o efeito das mídias sociais na felicidade: “Vejo alunos da universidade passando muito mais tempo sozinhos do que já vi nos meus tempos de faculdade. E um pouco da origem disso é a tecnologia. Há esse mito de conexão social em coisas como o Instagram e assim por diante. Mas nossa pesquisa sugere que você esteja ‘lá’ pessoalmente, vivendo essas conexões sociais ... Eu acho que a mídia social nos custa a oportunidade real sobre os tipos de coisas que nos fazem felizes.”

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page