O impacto das boas relações na saúde e qualidade de vida

Somos seres sociais. Conversar com amigos depois da faculdade, sair com os colegas de trabalho, trocar análises sobre o livro x com a pessoa que sentamos ao lado no ônibus. Das interações com amigos íntimos ao contato com colegas ou desconhecidos, relacionar-se é importante. É tão bom que é essencial à saúde. Estudos indicam que manter vínculos sociais aumenta a longevidade e contribuem para a qualidade de vida.


Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com a pesquisa, as relações sociais podem trazer benefícios concretos para a saúde e o bem-estar físico. Quer dizer que cultivar amizades pode ser tão importante para o organismo quanto se alimentar bem e praticar exercícios? Sim, é essa a ideia mesmo.Não cultivar relações pode ter prejuízos físicos. Os resultados do estudo apontaram que, durante a adolescência, o isolamento social aumentou o risco de inflamação na mesma medida que o sedentarismo. A interação com outras pessoas ajudou a proteger contra obesidade abdominal. Durante a fase adulta, as conexões sociais foram importantes por trazerem apoio. Nessa fase, foi mais importante a qualidade das relações do que a quantidade. Na velhice, ampliar o número de pessoas com quem interagimos voltou a ser relevante. Para os idosos, o isolamento atrapalhou o controle da hipertensão.


Há diferentes tipos de relações e cada um importa a seu modo. Segundo a psicóloga canadense Susan Pinker, é preciso ter ao menos de três pessoas de confiança para dividirmos a vida, aqueles com quem podemos contar a qualquer momento se necessário. "Estamos nos tornando mais solitários. Uma coisa que me surpreendeu é que precisamos de pessoas que achamos não precisar. Conversas com a vizinhança enquanto leva seu cachorro para passear, ou com colegas da igreja, do trabalho voluntário, do time de futebol também são muito importantes. Ter contato com uma diversidade de pessoas é muito benéfico", observa Susan.


As redes sociais podem gerar uma falsa sensação de interação, mas o contato olho no olho não é substituível. "Porque os olhos expressam emoção e também interesse. Então estamos conversando e sou olhada nos olhos, inconscientemente sinto que você está interessada em mim, no que estou falando. E não é só o olhar, mas o jeito que responde a mim fisicamente, a entonação. São sinais que dizem que o falante é importante. Então isso nos traz o sentimento de sermos valorizados e as relações se aprofundam", explica a psicóloga. Conversar por Skype, por exemplo, não é mesmo, pois se olha para a câmera e não para a pessoa diretamente. A internet é muito importante para encontrar amigos e saber o que eles estão fazendo quando se mora longe. No entanto, é necessário retomar os encontros pessoais, pois a amizade pode morrer caso não haja mais este contato.


Você já refletiu sobre suas relações? O quanto você se empenha para ver amigos e familiares? O contato pode ser tão bom para você quanto para o outro. Acompanhe nossas publicações para mais leituras sobre qualidade de vida e melhores relações.

Fontes: https://vidasimples.co/conviver/a-felicidade-mora-nas-relacoes/

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags