ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(51) 3061 3115
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp

©2018 FABIANO GOMES SCHOOL

Autoconhecimento e as relações

February 12, 2019

 

 

Você se conhece? Observa com cuidado seus padrões, entende a raíz dos seus pensamentos? O autoconhecimento, um dos objetivos dentro do Método DeROSE, é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Afinal, como alcançar melhores práticas e hábitos sem compreender os caminhos que nos levaram até essa situação? O autoconhecimento não surge com uma fórmula mágica que pode ser aplicada a qualquer pessoa. Ele cresce a partir de uma dedicação diária a ouvir os próprios sentimentos e aprimorar a forma que lidamos com os mesmos. "É importante lembrar que reprimir o sentimento nunca vai ser uma solução. Não precisamos não sentir, ou evitar as emoções, mas aceitar que elas existem e estão junto de nós", explicou Nathalia Roberto, Professora formada pelo programa Cultivating Emocional Balance."*.

 

As relações também são extremamente relevantes no processo de autoconhecimento. A partir da forma que nos conectamos com os outros observamos detalhes de nosso comportamento, reações e expectativas. É com o autoconhecimento que você encontra soluções efetivas para angústias, problemas do dia a dia e dos empecilhos que surgem na relação com família, amigos, colegas  de trabalho. Além disso, nos tornamos mais conscientes de nossos desejos e quais caminhos fazem sentido para alcançar realizações pessoais. Por isso, estar ciente de si mesmo é uma ferramenta importante na busca de melhores relações.

 

O autoconhecimento é a base da inteligência emocional, que, por sua vez é a capacidade de lidar com as situações e emoções com sagacidade.  Dedique mais tempo a observar os próprios comportamentos. Observe sem julgar, mas seja honesto sobre o que poderia desenvolver. Uma alternativa é anotar suas reações em situações mais complexas e avaliar, após algum tempo, como você costuma reagir e o que a situação pode lhe ajudar no autoconhecimento.

 

Leia mais sobre inteligência emocional em nosso blog:

 

Quatro hábitos para desenvolver a inteligência emocional.

Gerenciar emoções para mudar o comportamento e alcançar sucesso.

 

O autoconhecimento permite que você observe os pontos a serem melhorados, mas também abre os olhos para suas qualidades e capacidades. Há muitas coisas a serem admiradas em você. Olhar para si mesmo não é limitar a visão, mas uma capacidade de ampliá-la Na meditação, trabalhamos este momento. Como aponta o Professor DeRose , “muita gente acha que meditar é reduzir a consciência, mas é o contrário. É aumentá-la, é expandi-la, é adquirir mais lucidez. Por isso, seu veículo é chamado superconsciente.”.*

 

Fontes:

* (trecho da reportagem como ter relações equilibradas, da revista Vida Simples)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags