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Meditação atua na administração do estresse

March 29, 2019

 

Se pensamos em estresse, logo associamos a algo negativo.  No entanto, o estresse é um estado que faz parte da nossa vida cotidiana. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Ele traz aspectos positivos, como o aumento da produtividade, e negativos, como a redução da capacidade imunológica. O estresse pode ser administrado, se o conhecermos melhor. Para esse primeiro passo, leia mais nesse post, sobre tipos de estresse. Há diferentes de formas de influência que, por consequência, provocam diversas reações. De qualquer forma,  quando sentimos que o nível de pressão em nossa rotina está desequilibrado, é importante encontrar uma maneira de equalizar a situação.   

 

Uma alternativa é a meditação. Diferentes estudos apontam como esta prática é uma ótima aliada na redução dos níveis de estresse,  já que estimula a atenção em determinada atividade, o que ajuda na resolução de questões. A técnica funciona pois reduz a descarga de hormônios do estresse, como o cortisol, e eleva o nível de serotonina, que é considerada o hormônio da felicidade, e também de dopamina, neurotransmissor fundamental para a motivação, foco e produtividade. Efeito foi observado em pesquisa realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Appana Mind.

 

Com a meditação, aos poucos aprendemos a voltar nossa concentração ao agora, sem ficar ansioso pensando em questões passadas ou possíveis no futuro.  Entre os resultados da prática estão:

 

COMBATE A ANSIEDADE

A meditação ajuda no controle a pensamentos negativos e cíclicos.

 

MELHORA NA QUALIDADE DO SONO

Praticantes conseguem atingir níveis profundos de sono, mesmo com histórico de insônia.

 

FOCO

Quanto maior a experiência de meditação, maior a capacidade de atenção.

 

Leia nossas postagens para aprender mais sobre meditação e como praticá-la.

 

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