ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(51) 3061 3115
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp

©2018 FABIANO GOMES SCHOOL

Comece a meditar: cinco passos para incorporar a prática

April 15, 2019

 

Muito se fala do potencial da meditação em melhorar a qualidade de vida. Não é de hoje que estudos apresentam efeitos positivos da prática da meditação na saúde do corpo e da mente. Um dos resultados mais conhecidos é a redução dos níveis de estresse - por se aprender a gerenciar as emoções de outra forma -, conforme verifica esse estudo publicado pela Psychology Today.  A meditação também já teve sua eficácia amplamente reconhecida por aumentar a imunidade, melhorar o desempenho de profissionais multitarefas em ambientes de pressão, promover o bem-estar mental e a capacidade de foco, entre outros.

 

Também leia:  Meditação atua na administração do estresse

 

Meditação é bem diferente de relaxamento. Você pode se acalmar em uma situação de estresse relaxando, ficando quieto, mas meditação não se trata disso. A meditação é um treinamento com um foco específico. Pode ser a respiração, o contato dos pés com o chão, um som ou uma imagem. É muito utilizada para reduzir a quantidade de dispersão, ganhando foco nas atividades do dia a dia. Também sabe-se que uma mente produtiva é mais feliz.

 

Além dos resultados positivos da meditação, outra vantagem é que você pode iniciar aos poucos, até que sinta-se confortável ou com necessidade de esticar os minutos dedicados a sua mente. Quer iniciar essa prática? Você pode começar com apenas dois minutos. Nesse post vamos fazer um guia bem resumido de movimentos práticos para começar a meditar.

 

Vamos iniciar o exercício? Se sua mente divagar, não fique frustrado (a), pois é normal. Aos poucos o seu foco vai aumentar.

 

1. Sente-se em uma posição confortável

Pode ser uma cadeira, na sua cama ou em colchonete de exercícios. Não fique com as costas apoiadas, mantenha-se ereto. É importante ser em um local onde você se sinta tranquilo e confortável.

 

2. Marque o tempo do seu exercício

Comece com dois minutos. Parece pouco, mas pode ser desafiador. Não é necessário ficar meia hora no exercício para obter benefícios. Muitos têm bons resultados com pouco tempo. Vá aumentar o tempo de prática aos poucos, conforme o hábito se enraizar.

 

3. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração

Inspire projetando o abdômen para fora, expire contraindo-o para dentro. Assimile essa respiração abdominal, torne-a mais lenta e mais suave. Concentre-se somente na respiração.

 

4. Ao término do exercício

Não abra os olhos ou levanta-se de forma brusca. Quando chegar ao final do tempo da meditação, retorne lentamente. Faça uma respiração lenta e calmamente abra os olhos.

 

5. Tenha disciplina

Em média, leva-se 21 dias para incorporar um novo hábito. Seja persistente e gentil consigo mesmo. Separe um tempo para a meditação diariamente, de preferência no mesmo horário. Recomendamos que você realize a prática antes de dormir.

 

Já começou a meditar? Quer aprimorar sua prática? Se desejar, entre em contato conosco e desenvolva seu potencial.


 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags