A verdade não é simples

Texto por Paola Martins

Todos nós, em maior ou menor medida, desejamos mais verdade em nossas vidas.


Estamos, de fato, preparados para ela?


Quando pensamos em saber a verdade, imaginamos, muitas vezes, que ela seja mais palatável, mais simples.


Será mesmo?


O dicionário Michaelis define a verdade como “o que está de acordo com os fatos ou a realidade; conformidade com o real; autenticidade, exatidão, veracidade”.


Todos esses conceitos são subjetivos. Não à toa, a maior parte das construções e narrativas que criamos são, via de regra, baseados em inverdades - sejam elas na forma de mentiras, de omissões ou de distorções.


A verdade não é simples. Com frequência, a verdade é dura, difícil, áspera, dolorosa. Por isso fugimos dela, até mesmo inconscientemente.


É comum fugirmos daquilo o que nos causa desconforto - e a verdade é, talvez, um dos mais poderosos causadores de desconforto evolutivo, se pararmos de nos esconder dela por detrás de escudos de inverdades e fantasias.


É preciso coragem para falar a verdade, de uma forma assimilável, para os outros. Sem pretextos, sem armadura, sem subterfúgios, de pele e osso, de peito aberto, sem recursos de indelicadezas e grosserias.


Mas é preciso ainda mais coragem para encarar as verdades mais doídas: as verdades que não encaramos - nem em sonhos - sobre nós mesmos.


Buscamos com afinco convencer a nós mesmos sobre uma realidade que, a mais das vezes, não passa de uma narrativa para nos colocarmos em uma posição que nos seja confortável: seja ela de vítima, seja de controle, seja de injustiçado, seja de vencedor. O que for.


Para onde vamos quando destruímos esses castelos de vidro? O que nos sobra?


A verdade não é simples, e tem potencial para ser arrasadora: como tsunami, lavar tudo o que encontra pela frente que seja meramente ilusório, e deixar somente o que seja concreto, o que se faça solo fértil para germinar vida real.


Estamos prontos para esse poder de gênese?


Esteja atento com as mentiras, mas esteja igualmente atento com as nuances da verdade, pois esta, como toda a luminosidade, em excesso, acaba por nos cegar, caso não estejamos prontos para assimilar seu conteúdo e efeitos.


Você está preparado para acessar a verdade?


Tudo já está posto. Toda a verdade, sobre todas as coisas. Resta estarmos aptos para ela.


Quer saber por onde começar?


Acesse o site abaixo:




Posts Recentes