Como a sua respiração impacta nas suas atividades diárias

Texto por Paola Martins



Você já ouviu falar de mindful breathing?


Estima-se que o ser humano médio consiga sobreviver cerca de 50 dias sem alimentos, 10 dias sem dormir, mais ou menos 4 dias sem beber água, mas no máximo 3 longuíssimos minutos sem respirar.


O ato respiratório é um ato de vida. E apesar de ser essencial para nos mantermos vivos, cerca 99,99% do tempo a nossa respiração acontece de forma automática, ou seja, sem estarmos cientes dela. Mindful breathing é simplesmente o ato de colocar a sua atenção no seu ato respiratório, na inspiração e na exalação.


Agora, bastam alguns instantes de atenção ao ato respiratório para que tudo mude. A sua percepção sobre si mesmo e sobre o mundo lá fora altera-se imediatamente assim que você quebre o automatismo e coloca sua consciência em como você está respirando.


E para aqueles que estão atentos, a respiração pode dizer muito sobre você.


Todo o estado emocional possui um ritmo respiratório correlato. Se você está ansioso, triste, angustiado, estressado, nervoso, com medo, é fácil perceber que a sua respiração estará mais curta, arritmada, e concentrada quase que exclusivamente na sua movimentação da parte alta do peito.


Agora, se você está alegre, tranquilo, relaxado, sua respiração será mais lenta, pausada, completa e prazerosa.


A forma como você respira está intimamente ligada aos seus estados emocionais. Por isso mesmo, a sua respiração pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta para gestão emocional, gestão de estresse, e também como forma de desenvolver estabilidade, foco e concentração.


Como nos ensina a professora Ro de Castro “Respirar é viver, respirar bem implica viver melhor. Respirar com plenitude significa existir plenamente. Porém, a maioria das pessoas utiliza apenas uma ínfima capacidade pulmonar. É uma condição limitada, se considerarmos o potencial que temos para desenvolver.”.


Desta forma, exercícios respiratórios podem ser aliados poderosos no seu dia a dia. Adicionar um respiratório ritmado, simples mas poderoso, instantes antes de uma reunião importante, pode ser o suficiente para lhe gerar a segurança emocional necessária para expor com clareza as suas ideias e fechar qualquer negócio. Da mesma forma, fazer três respirações profundas, completas e lentas antes de iniciar uma discussão com algum familiar ou amigo, pode ser o suficiente para clarear sua mente e evitar uma briga.


O grande espetáculo

[...]

Assista, no corpo, o espetáculo da vida.

Neste corpo que vibra.

O que você pensa.

O que você sente.

O que pensa que sente.


Feche os olhos.

Escute a orquestra do infinito.

No sopro da respiração.

Na percussão do coração.

Na melodia das cordas vocais.


A grande obra está feita.

Não há mais nada a criar,

Mas simplesmente a contemplar.

[...]

Ro de Castro (1986)


Intensifique a sua atenção com o seu ato respiratório. Quebre o automatismo, e esteja atento, em constante autoestudo, para perceber o impacto direto que este ato de poder sobre si mesmo pode lhe gerar.


Na dúvida sobre como começar?


Que tal dar esse primeiro passo AINDA HOJE, ONLINE, e de forma totalmente GRATUITA?


Cadastre-se na nossa plataforma online, e tenha acesso à aulas de meditação, foco e movimento, incluindo atividades práticas de respiração, ao vivo e de forma interativa, para que você desenvolva consciência em relação ao ato respiratório.


Acesse nossa plataforma abaixo:


Nos vemos lá!


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags