Mindfulness e integridade

Texto por Paola Martins




A arte de uma vida plena, de uma vida mindfull, possui um segredo simples: buscar a integridade entre aquilo o que você pensa, aquilo o que você sente e aquilo o que faz.


Simples, sim. Porém não é fácil.


O dicionário Michaelis define “integridade” como estado ou característica de algo que está inteiro; inteireza.


Consiste em buscar transitar pelo mundo de forma una. Você é um só. Possui um só corpo, uma só mente. Diariamente, você se propõe a performar diferentes papéis enquanto transita na sociedade, mas apesar dessas performances, você ainda é um só.


Pretender estabelecer qualquer tipo de segmentação, como por exemplo, o eu-família, eu-amigo, eu-profissional, é uma mera ilusão.


Você se leva para todos os lugares que você vai, não é possível fugir de si mesmo. Por isso é tão importante a busca por valores alinhados entre aquilo o que você é e pensa na sua vida privada e aquilo o que você faz na sua vida pública. No fim no dia, você será uma única pessoa, que precisará lidar e assimilar todas as suas ações quando deitar a cabeça no travesseiro.


É por isso que muitas vezes sentimos uma dissociação, um desencaixe, uma ausência de compasso, mas não sabemos exatamente dar nome às causas desses sentimentos deslocados.


Essa necessidade de buscar integridade e manter-se íntegro passou a falar ainda mais alto no último ano, no qual praticamente todos nós fomos forçados a viver todas as esferas das nossas vidas no ambiente digital - o único livre de contagio de COVID-19.


Quais sentimentos afloraram em você neste período? Houve quem tenha se sentido mal acompanhado ao se ver obrigado a passar 24h por dia com o cônjuge ou mesmo com os filhos. O que isso diz das suas escolhas de parceiros? O que isso fala sobre a educação que você tem transmitido a sua prole?


Houve quem tenha se sentido constrangido ao levar o trabalho para dentro da sua casa. Seja porque não queria ser visto pela família fazendo o que faz, ou não queria ser visto pelos colegas relacionando-se com quem está ao seu lado.


Sobre esse assunto:


Liderar uma força de trabalho digital também está cada vez mais

difícil, porque as tecnologias aceleraram o

indefinição das fronteiras históricas entre casa

e trabalho; o individual e o institucional


Leading a digital workforce is also increasingly

fraught because technologies have accelerated the

blurring of historical boundaries between home

and work; the individual and the institutional

(Leadership’s Digital Transformation Leading Purposefully in an Era of Context Collapse. JANUARY 2021. RESEARCH REPORT

By Michael Schrage, Benjamin Pring, David Kiron,

and Desmond Dickerson)


Exercite autoanálise. As barreiras do profissional e do pessoal estão cada vez mais borradas - parece ser quase uma questão de tempo para que sumam por completo.


Você vê harmonia entre as esferas da sua vida? Se há conflitos, não haverá integridade.


E essa dispersão é, a mais das vezes, a grande culpada pela sua infelicidade. Manter-se fiel a si mesmo é um princípio básico, mas que facilmente passa despercebido por nós (principalmente se não estamos acostumados a exercitar autocompaixão).



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags