O poder de arriscar

Texto por Paola Martins

Uma vida extraordinária não simplesmente acontece para aqueles que se deixam repousar tranquilamente na almofada fofa da inércia.


Para ganhar o jogo, é preciso entrar em campo, mas mais que isso, na maioria das vezes, para levar a taça do campeonato, é preciso chegar na pequena área driblando, e, ainda por cima, arriscar chutar com a perna esquerda!


As condições nunca serão ideais, mas bola na trave não altera o placar. O exercício de auto-entrega inclui, muitas vezes, realizar um salto de confiança em si mesmo: arriscar-se.


Essa é uma habilidade que perdemos com o tempo, quando, ano após ano, deixamo-nos ficar ainda mais presos por âncoras externas, que praticamente passam a fazer parte da nossa composição biológica. E pior: sequer nos damos conta disto.


Quando somos bebês, e estamos aprendendo a transitar pelo mundo, ainda sem qualquer amarra ou âncora, tudo o que fazemos é assumir riscos: Cada passo hesitante que uma criança ensaia, sem medo algum de cair, é um risco enorme. E ela avança mesmo assim.


Não por acaso, nossos primeiros anos de vida são os que mais marcam nossa evolução, quase que em saltos. Vamos, sem medo, quase de uma semana para a outra, de um estágio em que sequer sabíamos andar, para tentar atravessar uma sala inteira correndo.


E tudo isso porque, naquele momento, ninguém nos disse ainda que deveríamos ter medo de tentar.


Infelizmente, com o passar dos anos, cortam nossas asas. E dia após dia, perdemos nossa capacidade de sequer imaginar voar.


Agora pense: o que você faria, ainda hoje, se pudesse deixar seus grilhões em casa e sair leve a transitar pelo mundo?


Respondeu? É muito provável que a sua resposta, sem amarras, corresponda muito mais a sua essência do que essa versão semi-automática que você tira de casa todos os dias.


Agora que você tomou consciência dessa pequena fração daquilo o que você é de verdade, mantenha-se fiel a si mesmo, e ouse se entregar ao que você traz no peito: esse salto é transgressor!


Que tal participar de um TED Circle sobre assumir riscos, com o Prof. Fabiano Gomes?


Na próxima quarta-feira, 26/05, o Prof. Fabiano será host de uma TED Circle, onde teremos a oportunidade de conversar sobre assumir riscos.


Você não vai ficar de fora, né?


Acesse o site abaixo e inscreva-se:




Posts Recentes