top of page

Habilidades necessárias no mercado de trabalho do futuro


O mundo do trabalho e as relações dentro dele estão se transformando constantemente. O desenvolvimento da tecnologia trouxe novas funções, provocou mudanças em cargos antigos e ainda vai precisar de posições que ainda nem imaginamos. Em paralelo, empresas já não seguem o modelo tradicional de gestão e valorizam características da personalidade do funcionário. As posições estão ficando menos técnicas e dando espaço a pensamentos mais resolutivos, como a capacidade de adaptação e resiliência. O local de trabalho hoje é diferente também por causa do avanço da economia, meio ambiente e política, de acordo com o Instituto for the Future (IFTF), entidade que ajuda organizações a planejar o futuro.


No estudo Future Skills, o instituto elencou algumas características essenciais para manter-se relevante no mercado de trabalho. Confira aqui essas características e reflita sobre como aplicá-las na sua rotina e demandas. Investir no seu crescimento pessoal vai te ajudar a ser mais competitivo em sua área de atuação e melhorar as relações dentro da empresa.


RESILIÊNCIA

Certamente você já ouviu falar de resiliência, a capacidade de lidar com situações adversas. A habilidade é importante tanto na vida pessoal quando no ambiente de trabalho. Com resiliência, é possível enfrentar problemas e obstáculos, reagindo de forma positiva sem provocar prejuízos emocionais e psicológicos.O principal objetivo da resiliência é justamente criar condições para que se evolua, sendo considerada uma das principais características de um líder, capaz de enfrentar obstáculos com tranquilidade e inteligência.


PENSAMENTO COMPLEXO

Um desafio que será cada vez mais comum será o de conectar diversos pontos de vista e fazê-los conversar, identificar e criar sentido entre as diferenças. Desenvolver a capacidade de lidar com situações adversas é tão importante quanto estar disposto e interessado em aprender coisas novas, praticando a complexidade.


BOA CONVIVÊNCIA COM AS MÁQUINAS

A transformação digital impacta a sua vida, independente do setor em que se trabalhe. Seja em uma empresa de tecnologia ou em postos mais tradicionais, certamente a participação de máquinas, aplicativos ou tecnologias já impactou o cenário. Por isso, entender e lidar com os equipamentos e propiciar que os trabalhadores e a tecnologia conversem bem é uma das grandes capacidades essenciais do futuro.


MARCA PESSOAL

Segundo o estudo do IFTF, é necessário ser lembrado. Mesmo que você seja tímido ou não goste de ser o centro das atenções, a ideia de ter uma marca pessoal é ser reconhecido por suas qualidades, personalidade, pois isso vai lhe tornar reconhecido no seu ambiente de trabalho. Assim, você pode ter oportunidades melhores, já que seus colegas e gestores vão conhecer seus gostos e em que atividades o seu perfil se encaixa. Pensando nisso, é bom ficar atento também aos outros itens, como a resiliência. Melhor ser reconhecido por ser adaptável do que uma pessoa rígida, com pouca possibilidade de pensar alternativas para resolver adversidades.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page