Construa sua liberdade
- Paula Lucchese Cordeiro
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 horas
Por Paula Cordeiro

“A vida raramente muda para melhor sem uma mudança no nível de responsabilidade. Isso pode significar assumir o cuidado com a própria saúde, comprometer-se verdadeiramente com um relacionamento ou iniciar um novo projeto profissional. Seja o que for, se você deseja transformar a trajetória da sua vida, quase sempre será necessário elevar o grau de responsabilidade que está disposto a assumir.”
— James Clear
Anos atrás, ao perceber que não estava nada satisfeita com a direção que a minha vida vinha tomando, foram estas as palavras que me colocaram no caminho do autoconhecimento e da transformação pessoal: "preciso me tornar livre de mim mesma".
Desde então, estas palavras estão sempre presentes em minha mente e me ajudam a lembrar que, invariavelmente, o maior obstáculo ao que desejo está dentro de mim, enraizado em padrões repetitivos de comportamento, que agem de tal forma que determinam minha vida sem que eu perceba.
A boa notícia é que isto me dá o poder necessário para confrontá-los, fazendo com que se transformem em comportamentos novos e produtivos. A má notícia é que em geral, isso só depende de mim!
Erramos ao achar que nos sentiremos livres ao rompermos com os limites impostos pelo mundo. A verdadeira liberdade é um trabalho interno e levará a vida toda.
Aí que entra a responsabilidade em prol da liberdade. Em sua essência, responsabilidade é a capacidade de responder pelos próprios atos, assumir as consequências das escolhas feitas e honrar os compromissos assumidos. Esse compromisso se traduz, na prática, em ação.
Você pode perguntar ao chat GPT tudo que há de mais novo sobre dietas, criar um plano estratégico em 12 etapas de como melhorar sua vida financeira, e ler todos os livros sobre relacionamentos na lista de mais vendidos da Amazon... só chegará lá fazendo, repetidamente, aquilo que você identifica que irá produzir o resultado que deseja. Com disciplina, constância, e consistência.
Na teoria, nada de novo desde os mestres da antiguidade... e mesmo assim, nosso maior desafio segue sendo o de colocar em prática as atitudes que nos conduzem à vida extraordinária que podemos construir com intencionalidade, foco e dedicação total.
Neste caminho que venho trilhando, à medida que fui assumindo novas responsabilidades, enfrentando decisões importantes e vivendo momentos de profunda transformação, minha maior sustentação vem sendo a prática consistente, diária, além do cuidado constante com a minha saúde em todos os seus aspectos.
Essa tem sido a base sólida que vem me permitindo avançar de forma sustentável e constante - não sem momentos desafiadores - e me reorganizar internamente, reforçando minha estrutura biológica.
Em nosso caminho como praticantes, a prática diligente é muito mais do que um exercício físico ou mental. Ela é um ato de construção. Ela molda, fortalece e, ao mesmo tempo, flexibiliza. Dá contorno, direção e base. É ela que, pouco a pouco, sustenta o corpo, alinha a mente, e nos prepara para as conquistas, para os desafios e, principalmente, para a liberdade que desejamos viver.
Expandir para novos e mais amplos níveis de responsabilidade e realização é uma tarefa difícil... mas este é o convite que fazemos a você ao longo deste mês: o de construir, passo a passo, as bases que irão permitir sua expansão.
Palavras que tocam na alma! Gratidão por compartilhar tanta sabedoria em forma de reflexão de movimento. 🥰