Tenha coragem e seja gentil

Texto por Paola Martins

Essa frase, extremamente poderosa e cheia de nuances mais sutis, é uma das favoritas do Prof. Fabiano Gomes, e foi dita à Cinderella, por sua mãe, um pouco antes dela falecer.


"Mas como eu posso ter coragem e, ao mesmo tempo, ser gentil? " Imagino que você esteja se perguntando, abraçado em seu paradigma de que ter coragem significa ser forte, bruto, arrojado, e, às vezes, pisar em um ou outro pescoço.


Courage, coragem, são palavras que derivam do Latim *coraticum (cor + -atĭcum): associação entre a palavra latina cor, que tem como um dos significados a palavra coração, e o sufixo latino -atĭcum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede.


Ou seja, ter coragem é a ação de colocar nosso coração no que fazemos.


E qual é o primeiro sentimento que nos remete quando falamos em coração? Isso mesmo, ele: o Amor.


O amor e a gentileza são disruptivos e são atos de coragem. Só quando somos amor é que temos coragem.


Quando colocamos amor em tudo o que tocamos, em tudo o que fazemos, em tudo o que somos: só neste momento temos verdadeiras condições de mostrar coragem. E, para isso, precisamos ser verdadeiramente gentis com o outro, com suas dores, com suas histórias, e principalmente, precisamos ser gentis com nós mesmos, com nossos desejos, com nossas ideias, com nossos entraves e com aquilo o que somos.


Amar e ser gentil, nessa sociedade tão cheia de ódio, desrespeito, indiferença e grosseria, é ser revolucionário.


E existe risco maior a ser assumido do que o risco de escolher ser amor, mesmo diante do ódio, e escolher ser gentil, mesmo em face da grosseria?


Acredito que não.


Arriscar-se, dar a cara a tapa, jogar-se na arena, queimar os navios, tudo isso precisa de coragem. Que precisa de gentileza. Que pede que sejamos amor.


O risco tomado com amor é um ato de coragem gentil.


E podemos começar a trabalhar estas habilidades através dos nossos corpos mais densos, como o corpo físico e corpo emocional, através de técnicas simples, mas poderosas, como respiratórios e exercícios de meditação.


Quer começar a ter coragem, e ser gentil, ainda hoje?


Comece ainda hoje!


Acesse o site abaixo:




Posts Recentes