top of page

Como desenvolver a memória



Lembrar-se de todas as suas obrigações e atividades durante o dia pode parecer simples, mas não é sempre que conseguimos. Acontece que muitas vezes pensamos ter esquecido de uma tarefa de trabalho, por exemplo, quando, na verdade a informação nunca esteve fixada em nossa mente. Enquanto acredita-se que problemas de memória estão relacionados ao envelhecimento, estudos realizados pela British Medical Journal em 2012 indicaram que o declínio começa por volta dos quarenta ou cinquenta anos. Ou seja, nunca é cedo para ficar atento para eventuais falhas de memória, que podem acabar prejudicando seu desempenho em atividades profissionais e pessoais.


Essas pesquisas também apontam o estresse fator definitivo para problemas de memória. Como já falamos aqui , o estresse não é necessariamente um inimigo, mas a falta de controle ou compreensão sobre ele podem ser prejudiciais. Os passos que vamos indicar a seguir, como a meditação, são grandes aliados para lidar melhor com esse sentimento quando necessário e, por consequência, desenvolver a memória.


O processo de lembrar-se de algo é composto por três passos: prestar atenção, codificar o material e recordar na hora apropriada. A boa notícia é que existem formas de desenvolver a memória e estabelecer uma conexão mais precisa com os próprios pensamentos.


Dormir o suficiente

Uma noite de sono mal dormida te deixa lento, reduz atenção e a capacidade de processar informações. Cérebros sobrecarregados se beneficiam de momentos tranquilos. Para deixar o ambiente de descanso propício, indica-se desligar toda a tecnologia ao menos uma hora antes de deitar-se, seguir uma rotina regular de sono e manter o quarto silencioso e escuro. A maioria das pessoas precisa de sete a nove horas de sono por dia. Adicionar 20 minutos à noite ou em uma soneca da mesma duração ao longo do dia de fazer toda a diferença.


Praticar exercícios

Atividades aeróbicas aumentam a circulação sanguínea no cérebro, o que é associado a melhora no humor e na memória, além de reduzir o stress. A prática é associada a melhora na memória, sobretudo em ambientes de trabalho. De acordo com matéria divulgada pelo HuffPost, exercícios de intensidade moderada, com duração de 45 a 60 minutos, melhoram as funções cognitivas. Enquanto treinos de resistência melhoram memória, inclusive a relacionado a eventos profissionais.


Concentre-se

Valorize o tempo consigo mesmo, quando você pode se concentrar e pensar de forma crítica sobre o seu dia e atividades. Períodos de reflexão estimulam o pensamento crítico, o que nos permite avaliar com cuidado as situações. Consequentemente, estimula-se a memória relacionada a esses acontecimentos.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page