top of page

Atitude interior

Texto por Paola Martins



A mesma molécula de carbono que compõe o seu corpo físico esteve presente neste universo desde que o mundo é mundo. Tudo o que já existiu, está aqui, e agora, ao nosso alcance, de alguma ou de outra forma.


Se somos todos feitos da mesma matéria, temos a mesma composição orgânica, o que separa cada um de nós dos grandes gênios da humanidade? O que nos mantém longe do ideal de sermos os próximos Albert Eisten, Beethoven, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Stephen Hawking, Marie Curie, William Shakespeare, Hipátia, Cleópatra, Judit Polgar e companhia limitada?


Talento, você pode se sentir tentado a responder.


Dom, pode ser outra resposta que lhe venha a mente.


Acontece que o fator nato, a loteria genética, o que cai do céu azul em nosso colo só nos leva até determinado ponto, é só metade da história.


A outra metade é suor, esforço, às vezes lágrimas, antifragilidade, erros, reconstruções, disciplina, e a mais indissolúvel atitude interior de desejar ardentemente o sucesso.


Patañjali já nos ensinava que as metas estão mais próximas para quem as desejam com ardor.


E veja bem: mais próximas, apenas. Jamais garantidas.


Não basta, portanto, ter as habilidades necessárias. É preciso querer com cada fibra do seu corpo.


Depois disto, não é suficiente desejar até o fundo da sua alma: é necessário levantar a bunda do sofá, e arriscar, e tentar, e quebrar a cara, e recomeçar, de novo e de novo e de novo.


Faça chuva ou faça sol - a atitude interior de desejo ardente em direção ao seu propósito não pode esmorecer jamais. Se esta chama se apagar, só restará o breu em você. E para quem não enxerga um palmo a frente, todo o caminho serve, e toda a estrada é, ao mesmo tempo, precipício e escada.


Michael Jordan é Michael Jordan em razão dos seus fracassos, que jamais o fizeram tremular diante de seu espírito.

"Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." Michael Jordan

A bailarina Ingrid Silva, do Dance Theatre of Harlem em Nova York, pratica diariamente das 11:30 às 18h.


Este texto é uma provocação, para que você faça o seu autoestudo. É claro que tudo é adaptável à realidade de cada um. A verdade é uma questão de ótica, e o que funciona para um, não necessariamente funcionará para outros.


Mas, muitas vezes, o fator de insucesso começa de dentro: da atitude interior que pode nossas assas antes mesmo de conseguirmos caminhar - quem dirá voar.


Faça o teste.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page