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Gerenciar emoções para mudar o comportamento e alcançar sucesso

September 14, 2018

 

Lidar bem com as emoções é um passo fundamental para obter sucesso em qualquer área da sua vida. É visível diferenciar um colega de trabalho com inteligência emocional, aquele que consegue gerenciar as mudanças com tranquilidade, encarar eventuais obstáculos de forma racional daquele que é visto como instável e sofre com crises de humor. Adversidades ocorrem na rotina de todos, mas por que uns se frustram com pequenos problemas enquanto outros ascendem e tornam-se líderes, referências?  O que diferencia o seu êxito nas situações é a forma de lidar com os eventos do dia a dia.

 

Imagine um cenário no qual seu coordenador lhe passa uma demanda complexa e depois lhe gera retrabalho por não ter explicado a tarefa corretamente de primeira. Você vai usar o dobro do tempo inicial para concluir o trabalho. Esse tipo de situação lhe deixa estressado, você sente que a situação é injusta e acaba ficando improdutivo? No fim, ainda entrega um resultado aquém do que poderia e tanto você quanto seu chefe ficam insatisfeitos com o produto final.

 

Claro que essa é uma reação emocional e que você não tem controle sobre as atitudes de terceiros, mas você tem controle sobre a sua resposta aos eventos. Neste mesmo cenário, seria possível refletir que o tempo gasto na primeira execução lhe deixou muito mais preparado para esta segunda etapa, com mais conhecimento do cenário a ser estudado. Estando inteirado do tema, agora pode fazer um trabalho mais completo, alcançando um nível de especialista no tema e se destacando. Lembre-se que os resultados obtidos no seu emprego não são úteis apenas para o empregador, mas para o seu currículo e crescimento pessoal. Caso considere que o seu trabalho atual não gere oportunidades de ascensão, reavalie a importância dele na sua vida e, se concluir ser melhor desta forma, invista em encontrar um outro ambiente de trabalho, que converse mais com suas expectativas e expertise. Isso também está a seu alcance.

 

Desenvolver o pensamento crítico é o que vai te ajudar a mudar de hábito. Nunca é tarde para investir no seu potencial. Alcançar esta inteligência emocional começa pelo autoconhecimento. Quando detectar uma reação recorrente, pense melhor sobre o assunto. Tire um tempo para refletir sobre o próprio comportamento, anote os pontos que acredita que poderia melhorar. Repita esta prática até se tornar natural. De pouco em pouco, você vai conseguir desenvolver respostas mais assertivas a várias situações.

 

Esse entendimento sobre os próprios sentimentos vai lhe permitir tomar decisões positivas e lhe dará mais controle sobre a própria vida. Nada pior do que aquele sentimento de arrependimento após uma reação emocional impensada e exagerada.  A reflexão sobre as próprias emoções também vai lhe ajudar a entender melhor os sentimentos dos outros, desenvolvendo a empatia, qualidade que diferencia um bom líder de um gestor ineficaz. Se liderar uma equipe, projeto ou empresa está em seus planos, a inteligência emocional é o caminho mais certeiro para alcançar este objetivo.

 

Leia mais sobre inteligência emocional em nossos outros artigos aqui.

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