Foco: 3 técnicas para ter mais concentração no trabalho

October 4, 2018

 

Você começa aquela tarefa importantíssima — e que até costuma gostar de fazer —, mas logo chega uma mensagem no celular, que te faz parar tudo para saber o que é. Em seguida, você resolver conferir o feed do instagram, abre uma matéria, dá atenção ao colega que quer te mostrar um vídeo interessante. Se distrair não significa que você é um péssimo funcionário, mas, certamente, teria resultados muito melhores se conseguisse focar em uma atividade. Quem faz muitas coisas ao mesmo tempo dificilmente faz algo com excelência. Além disso, o peso de uma tarefa inacabada costuma gerar frustração e ansiedade.

 

Se você se identifica com esse cenário, a boa notícia é que é possível e desenvolver o foco praticando alguns passos. Técnicas comuns de mindfulness, que se trata de aplicar atenção em um único objeto ou momento, vão te auxiliar neste processo.

 

1 - Prepare-se antes de começar uma tarefa ou atividade

Assim, você consegue preparar o foco de atenção para iniciar uma atividade. Esse momento também é importante para lembrar a razão de estarmos mantendo o foco durante uma tarefa. Sabendo que exista a tendência a interrupções e distrações, pense em alternativas para evitar o problema, como desligar a internet do celular, avisar aos colegas que precisa se concentrar. Uma opção é definir horários para realizar alguma atividade. Dessa forma você se organiza e consegue criar uma rotina. Em alguns dias, o preparo terá se tornado um hábito.

 

2 - Evite o multitarefa

Sabia que o foco te deixa mais feliz? É o que indica um estudo feito pela revista Science em 2010. O levantamento apontou que em torno de 50% do tempo nossa mente está “viajando” e que quando conseguimos focar ficamos mais satisfeitos. O contrário também é válido, ou seja, quando estamos desatentos, nos sentimos mais frustrados. Acontece que, embora muitos insistam no multitarefa, já está comprovado que nosso cérebro não consegue prestar atenção a muitos contextos ao mesmo tempo e isso afeta diretamente a nossa produtividade. Uma alternativa para isso é escrever uma lista de afazeres do dia e realizar um por vez.

 

3- Pratique meditação

Falamos bastante sobre a meditação e seus resultados aqui. Como a prática ajuda a alcançar momentos sem pensamentos aleatórios e distrações em geral, ela é uma ferramenta importante na construção do foco e concentração. A meditação vai estimular sua habilidade de evitar distrações e manter a mente tranquila mesmo em situações de estresse.

 

Você também pode aplicar essas técnicas em outros momentos, não apenas no trabalho. Talvez foco seja o que falta para aquele empurrãozinho em algum projeto pessoal. 

 

Boa prática!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags