ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(51) 3061 3115
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp

©2018 FABIANO GOMES SCHOOL

Como evitar a procrastinação

December 30, 2018

Antes de tudo, saiba que procrastinar é normal. Se você costuma abrir as redes sociais, fazer um café e ir tomar água antes de efetivamente começar o que precisa, você não está sozinho(a). Esse padrão comportamental tem nome:  o fenômeno do efeito de urgência.

 

De acordo com o estudo The Mere Urgency Effect, as pessoas tendem a realizar as tarefas em que o prazo está acabando em vez de focar no que é importante, mas não é exatamente urgente no momento. Isso ocorre porque as tarefas mais importantes costumam exigir mais esforço, enquanto pequenas atividades rotineiras podem ser resolvidas no automático e geram recompensas mais imediatas. Acontece que a procrastinação pode gerar angústia e frustração, mas há formas de encontrar uma saída deste modelo.

 

Uma alternativa para conseguir efetuar tarefas antes que ela se torne uma demanda urgente e/ou atrasada é a famosa organização. Há diversos métodos de organização, como scrum (métodos ágeis) ou pomodoro (controle do tempo). No nosso blog, temos alguns posts que podem te ajudar a encontrar o modelo certo para você.

 

O modelo apresentado neste artigo é bem útil para te ajudar a visualizar a importância de uma atividade e como resolvê-la.  Como sabemos, é possível treinar o cérebro para que ele se acostume a um determinado hábito. O modelo sugere o seguinte: primeiro, categorize as tarefas entre "importantes" e "não importantes". Depois, filtre o que é importante e precisa ser realmente feito hoje. Aquilo que não for imediato, estabeleça um prazo para ser realizado.

Visualize as atividades, pense se tudo ali realmente precisa ser feito. Elimine as tarefas inúteis e diminua o peso das obrigações, focando no que importa.

 

 

Para escolher as prioridades, pense no que fará diferença de verdade. Com o tempo, você vai conseguir perceber mais rápido no que focar para que sua produtividade engrene. Pense, suas prioridades atuais tem a ver com o trabalho? Coloque um prazo. Resolver pendências, como pagar contas, sempre deve ser realizado o quanto antes.

 

Para ainda melhores resultados, comemore seus pequenos progressos!


 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags