ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(51) 3061 3115
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp

©2018 FABIANO GOMES SCHOOL

Habilidades necessárias no mercado de trabalho do futuro

September 26, 2018

 

O mundo do trabalho e as relações dentro dele estão se transformando constantemente. O desenvolvimento da tecnologia trouxe novas funções, provocou mudanças em cargos antigos e ainda vai precisar de posições que ainda nem imaginamos. Em paralelo, empresas já não seguem o modelo tradicional de gestão e valorizam características da personalidade do funcionário. As posições estão ficando menos técnicas e dando espaço a pensamentos mais resolutivos, como a capacidade de adaptação e resiliência. O local de trabalho hoje é diferente também por causa do avanço da economia, meio ambiente e política, de acordo com o Instituto for the Future (IFTF), entidade que ajuda organizações a planejar o futuro.

 

No estudo Future Skills, o instituto elencou algumas características essenciais para manter-se relevante no mercado de trabalho. Confira aqui essas características e reflita sobre como aplicá-las na sua rotina e demandas. Investir no seu crescimento pessoal vai te ajudar a ser mais competitivo em sua área de atuação e melhorar as relações dentro da empresa.  

 

RESILIÊNCIA

Certamente você já ouviu falar de resiliência, a capacidade de lidar com situações adversas. A habilidade é importante tanto na vida pessoal quando no ambiente de trabalho. Com resiliência, é possível enfrentar problemas e obstáculos, reagindo de forma positiva sem provocar prejuízos emocionais e psicológicos.O principal objetivo da resiliência é justamente criar condições para que se evolua, sendo considerada uma das principais características de um líder, capaz de enfrentar obstáculos com tranquilidade e inteligência.

 

PENSAMENTO COMPLEXO

Um desafio que será cada vez mais comum será o de conectar diversos pontos de vista e fazê-los conversar, identificar e criar sentido entre as diferenças. Desenvolver a capacidade de lidar com situações adversas é tão importante quanto estar disposto e interessado em aprender coisas novas, praticando a complexidade.

 

BOA CONVIVÊNCIA COM AS MÁQUINAS

A transformação digital impacta a sua vida, independente do setor em que se trabalhe. Seja em uma empresa de tecnologia ou em postos mais tradicionais, certamente a participação de máquinas, aplicativos ou tecnologias já impactou o cenário.  Por isso, entender e lidar com os equipamentos e propiciar que os trabalhadores e a tecnologia conversem bem é uma das grandes capacidades essenciais do futuro.

 

MARCA PESSOAL

Segundo o estudo do IFTF, é necessário ser lembrado. Mesmo que você seja tímido ou não goste de ser o centro das atenções,  a ideia de ter uma marca pessoal é ser reconhecido por suas qualidades, personalidade, pois isso vai lhe tornar reconhecido no seu ambiente de trabalho. Assim, você pode ter oportunidades melhores, já que seus colegas e gestores vão conhecer seus gostos e em que atividades o seu perfil se encaixa. Pensando nisso, é bom ficar atento também aos outros itens, como a resiliência. Melhor ser reconhecido por ser adaptável do que uma pessoa rígida, com pouca possibilidade de pensar alternativas para resolver adversidades.



 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags