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Como incluir os resultados da meditação nos esportes de alto rendimento

January 7, 2019

 

 

A meditação é reconhecidamente benéfica para os atletas, sendo muito popular entre os de alto rendimento. Uma série de  pesquisas em saúde, neurociências e psicologia indicam os ganhos da prática, relacionados a redução de estresse e ansiedade, aumento da imunidade, melhora da aprendizagem e capacidade de concentração. Além disso, o mindfulness também é considerado muito benéfico para a prática de exercícios físicos, pelo  potencial de tornar o indivíduo presente no que está fazendo/acontecendo. 

 

Neste artigo, a ciclista Molly Ritterbeck conta como a prática em duas rodas se tornou mais prazerosa após o mindfulness fazer parte de sua vida. Parar um pouco de se preocupar sobre o desempenho durante o exercício e conseguir aproveitar o momento, sem distrair-se com outros pensamentos, surgiu como uma ótima novidade e ainda ajudou seu desempenho. Estudos mostram que alguns minutos de meditação diária podem ajudar atletas e lidar com questões mentais relacionados ao treino físico.

 

Para os atletas, o foco é fundamental para melhorar o desempenho nos treinamentos e competições. Esportistas reconhecidos usam a meditação como ferramenta para impulsionar a concentração, recarregar energias e se recuperar mais rápido. Alguns exemplos são Denis Gouvea (hipismo), Antonio Antonioli (jiu jitsu), Jeff Campacci (FMX), Taís Rochel (esgrima), Nuno Figueiredo (kitesurf), Roy Geerts (Fóruma Renault), Galid Osman (Stock Car), Laura Cordone (tênis), Jaime Sterling (surf), Pedro Patekoski (basquete). Listamos algumas dicas que podem te ajudar no processo de mindfulness

 

1- Não deixe os pensamentos te definirem

É fácil cair em pensamentos auto depreciativos, mas busque não se prender a eles, deixe-os ir. Pensamentos são apenas pensamentos. Com tranquilidade, direcione o seu foco para sua respiração.

 

2- Pratique durante, antes e após o exercício

Estar presente durante a atividade consiste em não buscar consertar ou mudar algo, você apenas foca na atividade em si. Treine o foco aos poucos, pois os resultados levam tempo. Com o hábito, você estará presente também nos exercícios.

 

3 - Tenha uma meta

É muito importante estabelecer metas, entender seus objetivos para conseguir alcançá-los. Visualize o que você almeja como se já tivesse alcançado.

 

4- Não se cobre demais

Todos já tivemos um momento de nos cobrarmos demais. Mesmo durante a meditação mindfulness, você pode se encontrar nesta situação. Não se sinta mal, pois a nossa mente é feita para divagar. Da mesma forma que você não cobraria alguém que está começando em uma atividade, aceite seu tempo e suas falhas.

 

Pratique levar sua mente sempre de volta à respiração. Leia os outros textos do nosso blog para aprender a incluir mindfulness na sua rotina e entender como a prática é útil em vários cenários.

 

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