top of page

Mindfulness pode potencializar resolução de problemas


Prática estimula o pensamento convergente

Muito falamos sobre a criatividade, apontada como uma habilidade decisiva para profissionais que buscam se destacar agora e os que já pensam em setores promissores para o futuro. Mas, no fim, do que se trata a criatividade? É uma característica exclusiva de mentes naturalmente cheias de ideias? É provável que alguns indivíduos tenham mais facilidade para pensar em soluções alternativas, mas a criatividade pode ser exercitada por qualquer um. É importante lembrar que a criatividade não é útil apenas para quem trabalha com criação, design, comunicação, moda e áreas afins. Em todos os postos precisamos ser criativos. Você, certamente, já enfrentou algum dilema em sua rotina e precisou pensar em alternativas. Como foi esta experiência?


A ideia de que apenas profissionais de determinados cargos precisariam ser “criativos” acabou criando uma cultura de que a criatividade é para poucos e pode ser descartada em outros casos. O que se percebe hoje é que profissionais de ciências exatas, por exemplo, não tem na formação nenhum incentivo a pensar fora da caixa, já que as respostas costumam vir por meio de fórmulas bem estabelecidas. Como é o caso apresentado nesse artigo, engenheiros de cursos tradicionais enfrentavam dificuldades frente a problemas interdisciplinares. Nem sempre os dilemas poderiam ser resolvidos com uma equação.


Nesse cenário, a prática mindfulness mostrou-se efetiva no desenvolvimento do pensar divergente, que busca encontrar o maior número de soluções possíveis para um problema. Ele existe em contrapartida ao pensamento convergente, focado em uma única possibilidade e que costuma ser o formato mais praticado em profissões tradicionais.


Como mindfulness estimula o pensamento divergente


Você sabe o que é mindfulness? Por definição, trata-se de voluntariamente prestar atenção de forma plena ao momento, com mente aberta e sem julgamentos. Sendo uma prática, pode ser melhorada e potencializada. Ainda há pesquisas sobre como o mindfulness atua no estímulo ao pensamento convergente, mas já existem evidências mostrando ligação entre a prática e o desenvolvimento do pensamento múltiplo.


Estudos da Harvard Business Review apontaram que uma única prática de meditação já é útil para estimular a criação de ideias entre estudantes. Sobre especificamente a relação entre mindfulness e o pensamento divergente entre os engenheiros, estudos com grupos de estudantes mostraram que aqueles que estavam praticando mindfulness tiveram resultados melhores em provas que pediam pensamento divergente.


Na hora de resolver algo que exige reflexão, o pensamento divergente ajuda a provocar mais ideias, tornando possível que se encontre uma ampla variedade de potenciais soluções. Não que o pensamento convergente, mais linear, seja totalmente equivocado, mas pode não ser sempre o melhor caminho - sobretudo quando falamos de criatividade. Se você prefere seguir técnicas específicas para encontrar respostas no trabalho ou em outras atividades, não há problema. Às vezes, uma saída “bem treinada” pode ser a solução. No entanto, se você sempre vai pelo mesmo caminho, pode acabar pensando sempre da mesma forma e acomodando seu cérebro, suas ideias, sua forma de pensar.


Em nossas publicações nas redes sociais e em nosso blog, você encontra mais artigos e estudos sobre mindfulness e práticas para ser mais eficiente no trabalho ou metas pessoais. Acompanhe e fique informado.

Você gostaria de iniciar a prática de meditação? Venha conversar conosco. Temos professores altamente capacitados para conduzi-lo nessa técnica de resultados tão expressivos.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page