Clareza mental

Texto por Paola Martins

Um antigo sábio hindu comparava a mente humana com um irrequieto macaco, que tivesse tomado álcool, houvesse sido picado por um escorpião e, ainda por cima, se lhe tivesse ateado fogo ao pelo! Isso somos nós.


Por isso mesmo, a instabilidade das ondas mentais é um dos principais desafios a ser superado durante o treinamento de meditação para desenvolvimento de intuição e clareza mental.


Não é à toa que estudos apontam que passamos cerca de 50% dos nossos dias, e, portanto das nossas vidas, perdidos em nossos próprios pensamentos.


Ter clareza mental, das suas necessidades, das suas prioridades, dos seus objetivos, dos seus sonhos, do seu propósito, de você mesmo, é uma vantagem imensa para aqueles que buscam uma vida extraordinária.


O Prof. DeRose nos ensina que no universo o mais denso eclipsa o mais sutil. Para desenvolvermos clareza mental, é imperioso, primeiramente, estabilizarmos nossos corpos mais densos.


Nosso cérebro não fica em uma jarra, como constantemente nos lembra o Prof. Fabiano Gomes. O nosso corpo físico é o único veículo que possuímos pra nos manifestarmos nesse mundo. E, por isso mesmo, precisamos fazer questão de que ele esteja sempre saudável. Quando sentimos algum desconforto no nosso corpo físico, seja dor nas costas, enxaquecas ou problemas no estômago, toda a nossa atenção estará direcionada a estas dores, e não conseguiremos treinar nem desenvolver clareza mental, pois o mais denso (físico) estará eclipsando o mais sutil (mental).


Da mesma forma, quando falhamos em desenvolver habilidades de gestão emocional, gestão do stress, gestão de ansiedade, somos dominados por nossas emoções, e não conseguimos trazer a nossa consciência ao nível mental. É por isso que, quando estamos emocionalizados, seja por um ataque de raiva ou de paixão, ficamos “cegos” e não conseguimos ouvir nossos pensamos. Mais uma vez, o denso (emocional) estará eclipsando o mais sutil (mental).


O treinamento de meditação consiste justamente em buscar, com disciplina, constância e consistência, suprir as instabilidades da consciência. Mas, para sermos bem sucedidos nessa jornada, precisamos também trazer atenção a nossa saúde, nossa vitalidade, nossa produtividade, ao nosso corpo, as nossas emoções, as nossas relações humanas, a nossa alimentação, etc.


Busque desenvolver clareza mental, como uma verdadeira power skill, que levará você mais longe.


Quer começar a meditar ainda hoje? Acesse o site abaixo:




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags