top of page

Novos tempos

Texto por Paola Martins



Alguns momentos na vida são sobre casa cheia: de amigos, de conhecidos, de família ou até mesmo de estranhos. De risadas, de aromas, de gatos, cachorros e até papagaio, de comida, de brincadeiras, de danças, de conversas e de abraços rolando soltos... Pois existem tempos de suprimir o vazio, e não deixar espaço para o nada.


Outros momentos, todavia, são sobre casa bem cuidada: poucos amigos, apenas a família que amamos, risadas mais próximas, músicas mais baixas, conversas mais profundas, aromas acolhedores, os pets de estimação, a comida com sabor de afeto, as danças de dois em dois, e os abraços apertados... Pois existem tempos de contemplar o vazio, deixando espaço para o que importa de verdade.


Quantidade não é qualidade, já sabemos bem disso.


No mundo, existe muito mais lugares onde não há nada, de vácuo, de impermanência, de instabilidade, de vazio, do que de matéria.


Entretanto, insistimos em preencher espaços.


Não nos lembramos que nossos corações são feito uma casa: e como qualquer casa, tem seus tempos de estar cheia, repleta, sem espaços, e tem seus momento de asseio, de cuidado, de seletividade, de abrir vaga, de dar espaço, de encarar o vazio de frente.


Física pura: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Por isso, sempre que desejarmos mudar, construir algo novo, recomeçar, precisamos, antes de mais nada, abrir espaço.


Para começar, sugiro respeitar o ritmo: todos os corpos possuem um ritmo biológico próprio. Se estivermos atentos, é possível identificar nosso ritmo interno. E se desejarmos, realmente, mergulhar em nosso autoestudo e desenvolvimento pessoal, precisamos alinhar nosso ritmo interno com o ritmo segundo o qual dançamos pelo mundo.


Cada novo ciclo respiratório é um novo ciclo de vida.


Este próximo instante, que começou agora, marca a chegada de novos tempos, que não se confundem mais com época que você viveu no minuto passado.


Aproveite cada um dos seus novos tempos, sabendo que você pode ser casa cheia, ou casa bem cuidada, sem existir o certo ou errado: somente existe aquilo o que lhe faz sentido aqui e agora.


Abrace quem você é hoje. Toda a verdadeira mudança começa com este primeiro passo.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page