Uma Escola de Transformação
- Paula Lucchese Cordeiro
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Por Paula Cordeiro

Nossa Escola está pronta.
No coração do Moinhos, em um dos destinos mais escolhidos pelos porto-alegrenses para tomar um café com os amigos nas tardes de Sábado, lá conquistamos a terra e fincamos nossa bandeira.
Após mais de um ano de uma longa reforma, acompanhados de uma trilha sonora de britadeiras, marteladas, sertanejo e pagode (a famosa "playlist da obra"), finalmente chegamos a este momento tão esperado.
A busca de concretizar uma visão, de reproduzir na vida real aquilo que só se viu no sonho (e na planilha) é muito intensa! Porque não é apenas uma casa que está sendo transformada em Escola: quem faz parte e aposta nesse projeto também está sendo profundamente transformado.
Confrontados pelos desafios, no processo vamos testando nossa persistência, expandindo nossa disciplina e acima de tudo, pondo à prova nossa confiança de que o sonho é possível, e que o chamado é real.
E vou dizer pra vocês: essa Escola tem algo de muito especial. Soube desde que lá entrei pela primeira vez, e a cada dia que passa, tenho mais certeza disso.
Minha experiência profissional mais longa é na indústria, negócio em que se valoriza a produtividade e a eficiência, cujas palavras-chave são “custo”, “agilidade”, “padronização”.
Apesar de ansiar por uma nova perspectiva, cheguei com uma visão tradicional de como empresas funcionavam, e desde que iniciei minha formação de instrutora e me tornei parte da equipe como empreendedora, esta visão se ampliou e ganhou novos horizontes.
Este é um lugar onde não se aplicam fórmulas mágicas e receitas prontas - aqui tem excelência e método sim, mas vêm embalados em carinho.
Aqui, nossa autenticidade compartilha espaço com o desejo de sermos nossa melhor versão, em busca de uma vida extraordinária - conforme ela for definida por nós mesmos.
Aqui há um lugar abundante de conhecimento, na mesma proporção da compaixão por quem se é, e da convicção em tudo que se pode ser.
Como diz o autor Elio D’Anna em um dos meus livros favoritos e cujas palavras eu orgulhosamente aplico ao nosso contexto:
“Encontrar a Escola é o fato mais extraordinário na vida de um ser humano. É o pulo quântico da multidão à integridade, do conflito à harmonia, da escravidão à liberdade. Uma Escola de Transformação... na qual, antes de poder governar os outros, aprende-se a governar a si mesmo.”
O que fazemos aqui é alquimia pura e só entende quem a vivencia.
Junto com um convite para conhecer a Escola Fabiano Gomes, deixo com vocês nosso Manifesto: uma declaração com as intenções mais verdadeiras que norteiam nosso trabalho:
A transformação não acontece por acaso. Ela começa com um impulso, um chamado interno para ir além.
Aqui, cada aluno é um explorador de si mesmo, instigado a embarcar em uma jornada intensa de mudanças de hábitos, onde se desafia a expandir sua zona de conforto, em busca de clareza, propósito e evolução.
Somos um espaço de descoberta e conexão. Criamos pontes entre o conhecimento e a prática, entre a teoria e a vivência, entre o potencial e a realização.
Não acreditamos em fórmulas prontas. Acreditamos em processos autênticos, em jornadas que respeitam a individualidade e conduzem a uma vida mais plena.
Aqui, o aprendizado é profundo, a experiência é transformadora e os resultados são vividos na prática. Porque viver com consciência é um ato de coragem. E se transformar é o primeiro passo para impactar o mundo.
Comentários