top of page

Quem foi que disse que a Vida é Fácil?

A simplicidade é o último grau de sofisticação.

Leonardo DaVinci


Quanto mais rápido o mundo gira a nossa volta, quanto mais frenético é o ritmo de nossas vidas, mais ouvimos falar na busca de uma vida simples, no prazer das pequenas coisas e de valores a muito esquecidos. É impressionante como o homo sapiens vive em extremos, parece estar sempre insatisfeito. Isto não é necessariamente uma coisa ruim, pois por obra e graça dessa insatisfação nossa humaninade evolui, constrói, cria coisas novas e se desenvolve. Ao mesmo tempo em que este paradoxo nos leva a realização de grandes e boas obras, nos leva a destruição, desconstrução, e atrocidades que só este extraordinário animal humano pode ser capaz de fazer, como guerras, crueldades, atentados terroristas.


Mas como ter uma vida simples, feliz e cheia de realizações neste tempo em que vivemos? O mundo da diversidade e da complexidade, da inovação e da tecnologia? Como ter qualidade de vida nesta luta diária pela sobrevivência? Bom, meus amigos e amigas, esta resposta é simples, mas jamais simplória. Alias, não creio que exista apenas uma resposta para esta pergunta. Aqui colocarei algumas reflexões que tive nestes mais de 10 anos trabalhando com pessoas.


Começo com a frase da Clarice Lispector que ensina o seguinte: Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho. Para termos uma vida ótima, temos que trabalhar muito. E não falo só para ganhar dinheiro, para sermos felizes temos que nos esforçar diariamente. Cada dia de vida é uma luta, temos expectativas, de família, da sociedade, dos chefes, dos colaboradores, da mulher, do marido para dar conta. Esta é uma empreitada fabulosa, mas que muitas vezes custa nossa qualidade de vida, nossa vitalidade, nossa saúde.


Sempre digo aos meus alunos que é fácil não se estressar na beira da praia ou no alto de uma montanha. Mas o desafio e a arte estão justamente neste mundo alucinado e frenético em que vivemos. Minha dica não é fugir da luta e da pressão, mais ficar cada vez mais forte e capaz de transformar pressão em resultado positivo em todas as áreas de nossas vidas. Essa é a metáfora do carvão que se tornou diamante, pois se deu bem sobre muita pressão durante um longo tempo. Assim somos nós! A vida não fica mais fácil, os desafios só aumentam com o passar do tempo. Quanto mais preparados estamos, quanto mais experiência e sabedoria acumularam, mais e maiores desafios e obstáculos aparecem. Mas esta é exatamente a beleza de nossas vidas: temos a oportunidade de aprender até o final e de mudarmos ou não o rumo que escolhemos; acertar, errar, corrigir, e assim por diante.


Coloque um pouco mais de disciplina e constância em tudo que você faz; e cumpra o seu dever com alegria e satisfação que o resultado será espetacular. Inspire-se!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page